domingo, 18 de setembro de 2011

Músculos Faciais




Uma das funções mais importantes dos músculos da face relaciona-se com a expressão e mímica facial evidenciando ao outro emoções e sentimentos, que dependem de uma movimentação harmônica e resulta na simetria estética (Madeira, 1995).
Com relação as funções fisiológicas a musculatura facial promove coberturas da cavidade oral, protegem os globos oculares e abrem e fecham a cavidade oral e as pálpebras (Diels e Combs, 1997).
Conhecer a origem, inserção e principalmente a função dos músculos faciais é extremamente importante na clínica fonoaudiológica.
       Segundo Zemlin (2000), os músculos da face situam-se logo abaixo da pele e constituem, no todo uma camada quase única. Os feixes de fibras de um músculo são muitas vezes unidos aos de outro e nos locais de inserção é comum estarem entrelaçados. Quando são bem desenvolvidos, o entrelaçamento é maior.
Ainda segundo o autor, compõe o grupo de músculos mais delicados e fracos do corpo. Nem mesmo fáscia possuem. Por se inserirem na pele ou cútis (e também na mucosa), são chamados de cuticulares (ZEMLIM, 2000). A contração deles movimenta a área da pele à qual estão fixados, produzindo depressões em forma de linha (de fossa também) perpendiculares à direção das fibras dos músculos, que com o tempo se transformam em pregas ou rugas conhecidas como linhas de Langer (Rubin, 1974).
“A força relativa, o comprimento e a direção das fibras musculares desde a sua origem até sua inserção variam de indivíduo para indivíduo. Músculos envolvidos pela fascia superficial, que age como transmissora e mescla a contração de variados músculos permitindo ampla gama de variações sutis nas expressões humanas” (Rubin, 1977, p. 3).

Referências Bibliográficas:
DIELS, H. J; COMBS, D. Neuromuscular retraining for facial paralysis. Otolaryngol Clin North Am. 1997; 30(5): 727-43. [Review]
MADEIRA, M. C. Anatomia da Face. São Paulo: Sarvier, 1995.
RUBIN, R. L. Reanimation of the paralyzed face – new approaches. St. Louis: The C. V. Company; 1977. p. 2-20: Anatomy of facial expression
__________. The Anatomy of smile: its importance in the treatment of facial paralysis. Plast Reconstr Surg. 1974; 53:384-7
ZEMLIN, W. R. Princípios de Anatomia e Fisiologia em Fonoaudiologia. 4ª ed.; Porto Alegre: Artmed, 2000.







Nenhum comentário:

Postar um comentário